Saiba como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

3 minutos para ler

Eu e você sabemos que se comunicar bem no ambiente de trabalho é muito importante. Diante de tantos avanços tecnológicos, estabelecer esse contato pode ser um pouco difícil, mas é ele que vai manter um clima positivo entre equipe e líderes.

Além disso, uma comunicação eficaz evita muitos problemas internos, aproxima pessoas para um bom relacionamento e diminui as chances de falhas em processos. Ou seja, apenas vantagens para empresa e colaboradores, concorda?

Mas como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho de uma maneira eficiente e satisfatória? É sobre isso que nós vamos falar neste artigo, então continue a leitura!

Use o canal mais adequado

Cada situação e cada necessidade de comunicação devem ser viabilizadas por meio de um canal diferente. Pode ser por reuniões, boletins, comunicados oficiais ou newsletters.

O importante mesmo é saber qual é o mais adequado para as diversas ocasiões e eventos que a empresa precisa divulgar. As mídias sociais e a intranet, por exemplo, são opções que geram mais interação, enquanto publicações impressas podem fornecer dados mais detalhados e complexos.

Seja um bom ouvinte

De nada adianta saber falar e não saber ouvir. Ser reconhecido como um bom ouvinte é indispensável para desenvolver uma boa comunicação com colegas de trabalho. Saber filtrar os dados que recebe também é interessante.

Até porque, uma coisa é absorver o que é falado e usar isso para o bem, em forma de feedback construtivo ou de sugestão que acrescenta. Outra é participar de rodas de fofoca, que não agregam nada de bom a ninguém.

Posicione-se de forma objetiva e clara

Tente ao máximo não enrolar naquilo que precisa ser comunicado. Quanto mais objetivo e claro você for, melhor será compreendido e conseguirá estabelecer uma troca de experiências saudável.

Defina com praticidade sobre o que você precisa falar. Assim, você evita reuniões muito longas e não cria confusão ou desgaste junto ao seu interlocutor.

Pratique a linguagem não violenta

Já ouviu falar da linguagem não violenta? Acreditamos que praticá-la é uma das melhores formas de não somente criar boa comunicação no trabalho, mas de se colocar no lugar do outro e entender situações de um jeito mais empático, sem maiores conflitos. Confira algumas dicas para utilizá-la.

Seja verdadeiro

Não minta e não mascare opiniões e fatos. Ser verdadeiro é um dom que gera confiança e cria laços de segurança com outras pessoas. No trabalho, isso é muito importante, visto que um funcionário depende da empresa e vice-versa.

Não julgue

Guardar para si sua opinião é um desafio constante para qualquer pessoa. Mas essa ação ajuda em uma linguagem não violenta, pois nos tornamos mais analíticos e calmos, sempre nos expressando no momento mais apropriado.

Assuma seus sentimentos

Identifique, reconheça e assuma seus sentimentos. Dessa forma, sua fala sempre será equilibrada e suas conexões com o próximo serão mais fortes e conscientes.

E então, as dicas que trouxemos sobre como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho foram úteis para você? Se sim, corre lá na nossa página do Facebook para acompanhar mais artigos como este, além de muitas novidades sobre o nosso trabalho!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta