Entenda aqui a relação entre ilusionismo e trabalho em equipe

6 minutos para ler

Uma empresa consciente de seu papel, que deseja crescer e ganhar vantagem competitiva dentro do mercado, sabe que precisa investir na capacitação dos seus funcionários e na maneira como eles desempenham as suas atividades.

Atualmente, muitos gestores têm enxergado os benefícios do ilusionismo no trabalho em equipe como uma forma de potencializar os resultados dos seus colaboradores e torná-los mais motivados e satisfeitos dentro da empresa.

Nós não estamos falando de tirar coelhos da cartola, embaralhar cartas e acertar a escolhida pelo convidado ou serrar assistentes de palco ao meio dentro de uma caixa. Nada disso é ilusionismo, são apenas truques comuns de mágica. Mas, você sabe qual é a relação entre ilusionismo e trabalho em equipe?

Neste artigo você vai entender melhor qual a relação entre eles e como o ilusionismo pode trazer benefícios para uma empresa. Confira!

Qual é a diferença entre ilusionismo e mágica?

O ilusionismo consiste em uma arte baseada em uma apresentação ou performance de um ilusionista com o propósito de entreter o público e estimular a imaginação das pessoas, de forma a levá-las a acreditarem na ocorrência de algum fenômeno extraordinário. O fato pode ser tão inexplicável que o público é levado a crer que o ilusionista tem poderes mágicos.

Ele consiste em uma estrutura mais elaborada e requintada, que demanda a interação do profissional ilusionista com o público. Além disso, exige uma equipe treinada para auxiliar nos truques.

A mágica poderia estar incluída nesse conceito. Contudo, o seu princípio é um pouco diferente. Essa técnica costuma ser realizada de forma individual, ou seja, a execução da performance depende apenas do mágico, em regra.

A apresentação do ilusionista é tão bem-feita que ele começou a ser contratado para vários tipos de eventos, como festas, grandes cerimônias corporativas, comemorações, feiras, casamentos etc.

E sabe o que isso significa? Que esse tipo de espetáculo de arte vem ganhando cada vez mais prestígio e importância perante o público. Ou seja, o que era considerado apenas um mero truque passou a ser uma maneira de entreter as pessoas em eventos — e de treinar e capacitar funcionários de empresas como uma forma de treinamento de pessoal.

Qual é a relação entre ilusionismo e trabalho em equipe?

No decorrer dos últimos anos, o espetáculo de ilusionismo passou de uma espécie de entretenimento que encanta o público para se tornar um importante mecanismo que auxilia no desenvolvimento pessoal e corporativo de funcionários de grandes empresas.

Isso significa que é possível tirar lições muito importantes a partir desse espetáculo. Por meio dele, são feitas apresentações que utilizam técnicas especiais e métodos de desenvolvimento pessoal com o intuito de educar o público presente sobre a importância do trabalho em equipe, o tipo de postura que se deve ter perante o cliente, as necessidades do mercado, os desafios que precisam ser superados etc.

Ao longo da apresentação, em meio a técnicas de motivação e treinamento, pode ser adotado um tom mais informal e descontraído, com truques e humor incidental.

Esse tipo de interação tem grande receptividade com as empresas, pois, dessa forma, os funcionários conseguem assimilar o conteúdo que é transmitido com mais facilidade e eficiência. Nesse sentido, a chance de sucesso do evento é garantida.

Quais são os benefícios proporcionados pela contratação de um ilusionista?

Antes de mais nada, é importante que o empresário ou o gestor identifiquem a situação pela qual a empresa está passando, bem como as suas necessidades. Só então eles terão a capacidade de determinar os objetivos que precisam ser conquistados por meio de um planejamento eficiente, que inclua estratégias efetivas para alcançar essas metas — como a apresentação de ilusionismo, por exemplo.

Essa apresentação não se limita a ser apenas uma palestra propriamente dita ou um evento corporativo de caráter motivacional. O propósito é ir além. O foco é oferecer um treinamento estratégico, voltado para técnicas conceituais e práticas sobre temas como liderança, postura, produtividade, motivação e incentivo.

Dessa maneira, os funcionários que compõem a equipe conseguem desenvolver as suas habilidades pessoais e profissionais e, assim, detêm o poder de melhorar a sua performance dentro da empresa.

Nesse sentido, a relação de entretenimento e interação do ilusionista com o público deve conter momentos de mágica que proporcionem extroversão e relaxamento, bem como técnicas eficientes que ensinem a trabalhar em equipe. E o melhor de tudo é que tanto o mágico quanto a plateia participam efetivamente da apresentação, interagindo entre si de maneira dinâmica e descontraída.

Lembre-se de que oferecer esse tipo de experiência é uma ótima ideia para seus funcionários. Além de ser uma forma de demonstrar que se importa com os colaboradores, é uma maneira de investir na sua capacitação e aprendizagem, ao mesmo tempo. Assim, eles se sentirão ainda mais motivados a continuar exercendo as funções nos estabelecimentos da empresa. Como consequência, os clientes vão sentir a diferença e os bons resultados vão aumentar.

O que é abordado durante esse tipo de apresentação?

Confira uma amostra do conteúdo que costuma ser abordado durante as apresentações:

  • tendências de mercado;
  • como criar metas pessoais e corporativas;
  • ensino de aspectos de liderança empresarial;
  • gerenciamento e organização da equipe com foco direto nos resultados;
  • desenvolvimento de habilidades específicas e ferramentas que treinam profissionais;
  • meios de motivar os líderes e toda a equipe;
  • como se adaptar às mudanças do mundo atual;
  • treinamento para criar profissionais multitarefas;
  • ensino de como engajar e manter a equipe integrada e comprometida;
  • métodos para manter uma rotina de tarefas equilibrada e eficiente;
  • como lidar e dialogar com clientes, bem como conquistá-los e fidelizá-los;
  • maneiras de premiar os colaboradores que apresentam uma boa produtividade.

Entendeu a relação entre ilusionismo e trabalho em equipe para os negócios? O ilusionismo auxilia os colaboradores a entenderem de forma estratégica como reter o conteúdo e as estratégias de maneira prática e interativa. Além disso, é uma excelente forma de melhorar a comunicação pessoal e de incentivar os funcionários a serem melhores e mais motivados, em prol da empresa.

Quer melhorar a produtividade dos seus funcionários e otimizar o trabalho em equipe? Então, conheça melhor o trabalho de Issao Imamura, palestrante motivacional corporativo e aclamado como o melhor ilusionista do Brasil. Entre em contato e saiba mais sobre nossas palestras.

Posts relacionados

Deixe uma resposta