Afinal, o que é cultura do feedback?

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O desenvolvimento de toda empresa precisa ser monitorado de perto e de maneira contínua. Dessa forma, será possível identificar os pontos que apresentam resultados positivos, bem como aqueles que ainda precisam ser melhorados. Tudo isso é feito com o objetivo de aumentar o desempenho e potencializar as operações.

Nesse sentido, é importante entender o que é cultura do feedback e como ela pode ser implementada nas empresas. Essa prática, que vem se tornando muito comum dentro das corporações, tem ganhado cada vez mais popularidade.

Mas afinal, o que é cultura do feedback? Neste artigo você vai entender o conceito dessa estratégia e os benefícios que ela proporciona. Confira!

O que é cultura do feedback?

A cultura do feedback consiste na prática de promover um retorno para o profissional e toda a equipe acerca dos aspectos positivos e negativos de determinadas ações. Podemos dizer que ela ocorre quando a empresa aplica dentro do seu processo uma espécie de parecer. Desse modo, é possível entender o que precisa ser mudado com o objetivo de melhorar a performance de suas operações.

A maioria das empresas apenas realiza a avaliação de desempenho como uma mera formalidade. E consequentemente, o feedback não é considerado um método de desenvolvimento e investimento em um ambiente mais adequado e saudável. O que é um erro. Afinal, o feedback é essencial para levar os empreendimentos rumo ao sucesso. Graças a esse método, a equipe consegue gerar valor e é impulsionada a continuar dando o seu melhor para a empresa, mantendo-se produtiva.

Qual é a importância da cultura do feedback?

Essa prática permite que a empresa possa viver de maneira plena e implemente constantes melhorias buscando seu crescimento e o dos seus funcionários. Dessa forma, o gestor e a equipe terão em mãos um relatório real sobre determinado período e, assim, poderão analisar os fatos e saber quais atitudes tomar para aumentar a performance do negócio.

Além disso, haverá um desempenho pessoal entre os membros da equipe. Com isso, a empresa terá mais condições de reter os seus talentos, uma vez que esses funcionários estarão satisfeitos em contribuir com a empresa, pois enxergam a companhia como um ambiente ideal para evoluir e aprender cada vez mais. Sabemos como isso é importante, pois empregados motivados têm um desempenho melhor. Desse modo, o índice de faltas também reduzirá.

Quais são os benefícios trazidos pela cultura do feedback?

Confira algumas vantagens proporcionadas pela adoção desse método estratégico.

Aumenta a motivação da equipe

Em um cenário de pouco reconhecimento profissional e desvalorização de grande parte dos empregados, a cultura do feedback busca resgatar o valor desse indivíduo como uma parte essencial para a continuação das atividades da empresa.

Dessa forma, os profissionais sentem que seus esforços são vistos e valorizados, ao mesmo tempo em que são orientados a voltar a sua atenção para as questões mais importantes da empresa. Além disso, dependendo do caso, é possível até mesmo a concessão de um aumento no salário.

Cria uma relação de confiança

Esse método proporciona mais confiança na relação empresa x equipe. Isso significa que os colaboradores estarão mais abertos para dar críticas e sugestões, bem como para ouvir sobre as operações que estão apresentando falhas e os pontos que precisam de melhorias. Toda essa interação torna-se ainda mais proativa e produtiva caso haja um vínculo de confiança mútua entre os líderes e seus funcionários.

Potencializa os pontos fortes dos colaboradores

O feedback ajuda a construir uma gestão empresarial de qualidade e permite o amadurecimento profissional dos funcionários. Isso é possível graças a vários métodos que ajudam a conhecer os pontos fortes dos colaboradores e potencializá-los — ao mesmo tempo em que também focam nos pontos fracos para que eles sejam desenvolvidos e melhorados.

Aumenta os lucros da empresa

Funcionários que sabem qual postura adotar e como desempenhar suas funções da melhor maneira, dando o máximo de si, são um ativo muito valioso dentro de qualquer empresa — e isso é possível graças à cultura do feedback. Como consequência desse processo positivo, a empresa tem melhores resultados e maior lucratividade.

Reduz os índices de insatisfação

Quando você dá ao empregado o direito de receber um feedback, imediatamente você o ergue para o contexto propriamente dito da empresa. Com isso, ele sente que o seu trabalho tem importância e que faz parte da corporação, de fato. Em contrapartida, ele fica mais confortável para executar suas funções e informar sobre falhas e questões que necessitam de mais atenção. Como consequência, o incide de rotatividade dos funcionários também diminui.

Como implementar a cultura do feedback nas empresas?

Entenda a seguir como aplicar essa medida e fazer com que ela se torne uma realidade no dia a dia da empresa.

Estabeleça uma rotina de reuniões

Promova encontros com regularidade com todos os funcionários de determinado setor para debater o andamento das operações e o desempenho de cada um em suas funções. Essa é uma ótima oportunidade para estimular o trabalho de todos e ter um feedback mais informal e individual.

Além disso, defina metas periódicas a serem alcançadas. Após o prazo estipulado, estude o que deu certo e o que ainda não foi conquistado. Desse modo, é possível conhecer melhor o desempenho e os processos internos da organização.

Promova avaliações de desempenho

A avaliação de desempenho ajuda a conhecer a percepção dos colaboradores sobre a performance do próprio setor dentro da empresa. Isso é importante para reunir opiniões e ideias que não foram discutidas nas reuniões, por exemplo.

Esteja aberto a receber críticas

Seja empático, se coloque no lugar dos funcionários. Preze pelo respeito, mas tenha a humildade de ouvir todos eles. Deixe a equipe à vontade, de forma que ela sinta confiança em passar sugestões de melhorias para a sua gestão.

Entender o que é cultura do feedback é o primeiro passo para gerar confiança e engajamento entre os funcionários e seus líderes. Para isso, incentive análises sinceras e sugestões de melhoria úteis sobre a performance da empresa. E, por meio dos resultados colhidos, promova as mudanças necessárias. Dessa forma, o empreendimento terá condições suficientes de ganhar vantagem competitiva e se destacar no mercado.

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